13.7.05

Contra o fim do Ballet Gulbenkian

CALOUSTE SARKIS GULBENKIAN
Calouste Gulbenkian nasceu em Scutari, Istambul, a 23 de Março de1869,filho de Sarkis e Dirouhie Gulbenkian, membros de uma ilustre famíliaarménia cujas origens remontam ao século IV.
Os seus antepassados, os Princípes de Rechduni, possuiam feudos no sul do Lago Van na Arménia. No século XI, com o rei Senekerim de Vaspurakan no trono, os Rechduni estabeleceram-se em Casareia, Capadócia, um dos mais antigos berços do Cristianismo oriental. Aqui adoptaram o patronímico Vart Badrik, um título nobiliárquico bizantino. Foi quando os Otomanos chegaram ao poder, no século XVII, que o patrónimo Vart Badrik foi substituído pela forma turca de Gulbenkian. Geração após geração, durante os quatro séculos que permaneceuem Capadócia, a família Gulbenkian sempre se dedicou ao mecenato das artes ea obras de Beneficiência.
Em Abril de 1942, em plena II Guerra Mundial, Calouste Gulbenkian entrou em Portugal pela primeira vez, a convite do embaixador de Portugal em França. Descobriu o país e voltou em busca de paz - uma paz que não existia na Europa. O Hotel Aviz, em Lisboa, foi a sua casa durante treze anos. Calouste Gulbenkian deixou em testamento (18.06.1953) importantes legados aos seus filhos, estabeleceu pensões vitalícias em favor de outros familiares e colaboradores de longa data, e criou uma Fundação com o seu nome que foi a herdeira do remanescente da sua na.Ao escolher a cidade deLisboa para sede da Fundação e ao criá-la nos >termos da lei portuguesa, revelou a sua estima pelo país que o acolheu num momento crítico da história da Europa. Morreu em Lisboa a 20 de Julho de 1955 com 86 anos.
A Administração da Fundação Calouste Gulbenkian decidiu, no passado dia5, extinguir a sua companhia de dança: o Ballet Gulbenkian. O comunicado doConselho de Administração da prestigiada fundação pode ser lido aqui
A Fundação Calouste Gulbenkian é uma das maiores fundações do Mundo e a segunda maior da Europa.Entre 1956 e 2001 a Fundação Gulbenkian despendeu, com todas as suas actividades, quase mil milhões de dólares.Todo o português tem de estar grato ao Senhor Calouste Gulbenkian. Este homem absolutamente extraordinário escolheu o nosso País para, em disposição testamentária, instituir a Fundação que tem hoje o seu nome. Não imagino o que seria a vida cultural portuguesa sem a Fundação Calouste Gulbenkian. As suas bibliotecas itinerantes e fixas,espalhadas por todo o país, o museu Gulbenkian, a sua sala de concertos (que não fica atrás de nehuma outra no mundo), o jardim da Fundação - meu Deus, não imagino, aliás, a minha vida, sem a Fundação Calouste Gulbenkian!
Obrigado, Calouste Gulbenkian!
No interesse do país, da própria Fundação, e procurando a melhor concretização da vontade testamentária de Calouste Gulbenkian, todos desejamos que a decisão de extinguir o Ballet Gulbenkian seja reconsiderada.É o que humildemente pedimos à Fundação Calouste Gulbenkian. Gabriel Órfão Gonçalves Jurista ex-bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (Música) O meu obrigado, ainda, a quem iniciou esta petição. Bem-haja!
Peço-vos para divulgarem o mais rapidamente possível e assinarem esta petição.